segunda-feira, 23 de março de 2020

Sem ilusões

Não alimentem falsas esperanças. 
Só há uma forma eficaz de conter o avanço desse terrível e insidioso inimigo que responde pelo codinome de COVID-19: o isolamento social e a paralisação da economia nos grandes centros.
Sem um tratamento de choque ele não será afastado e manterá a sociedade durante muito tempo, sitiada, amedrontada, semi-paralisada, esperando por um milagre.
Esse poderá alcançar os moribundos, com uma combinação de remédios já existentes, que poderá salvar suas vidas, mas sem saber em que condições sobreviverão. As pesquisas e experimentos mostram que é eficaz, eliminando a presença do vírus, mas sem suficientes informações sobre as sequelas. Não tem efeito preventivo.
Sem a redução das possibilidades de contaminação, o número de infectados superará a capacidade de atendimento, e mutos morrerão sem ter acesso às UTIs, e aos medicamentos. 
Não podemos esperar pelo colapso do sistema de saúde, para tomarmos as providências que podem ser tomadas já. 
Se hoje pararmos o país, amanhã estaremos vivos para recuperá-lo. Se deixarmos para amanhã, na falsa expectativa de que não é preciso parar, o depois de amanhã será muito pior. Como ainda está acontecendo na Itália e na Espanha. 
É preciso um tratamento de choque hoje e começar a pensar na recuperação, na reconstrução do país devastado. 
Tentar evitar a devastação será enxugar gelo, sem resultados e com gastos que poderão faltar para a reconstrução. 
É terrível, mas só venceremos se reconhecermos que estamos em guerra, contra um inimigo poderoso que conta com os quinta colunas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...