sexta-feira, 5 de junho de 2020

Disputa de poder, no Novo Normal

O âmbito da política é o Poder do Estado e a sua disputa. 
Vamos aqui focar o Estado Democrático, como paradigma, isto é, um Estado em que o Poder é exercido por pessoas escolhidas pelo povo, com diferentes metodologias, processos e amplitudes, definidas pelos próprios escolhidos, ou seja, pelos políticos. 
O que caracteriza o político é que ele está ou faz parte do Poder do Estado, ou ambiciona conquistar esse espaço. Pode ser no Poder Executivo, no Poder Legistativo e mesmo no Poder Judiciário, em países em que os Juizes são eleitos popularmente. No Brasil não o são, portanto, em tese, o Judiciário Brasileiro não é uma instituição política.
As instituições políticas são o Poder Executivo e o Poder Legislativo. Políticos são os detentores desses poderes. 
A eles cabem a definição de políticas públicas que são instrumentalizadas, incluindo a alocação de recursos, pela legislação. Envolvem a conjugação de ações e decisões do Executivo e do Legislativo.
As decisões políticas nem sempre decorrem da definição prévia de politicas públicas, mas de respostas a desafios circunstanciais ou de interesses específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...