domingo, 7 de junho de 2020

Pauta para 2020

Além do "fique em casa" e da maior reivindicação de acesso às tecnologias digitais, a epidemia do coronavirus obriga a novos hábitos, como a higienização mais frequente das mãos e o uso de máscara, nos locais públicos. 
O desafio está na obediência ou desobediência às restrições. 

O posicionamento político tem sido de estabelecer as normas de isolamento e uso de máscaras, com a definição de penas, pelo não cumprimento.
Esse posicionamento encontra resistências e contestação por parte de pessoas, começando, no caso brasileiro, pelo Presidente da República que faz questão de mostrar semanalmente a sua desobediência, desafiando as autoridades estaduais e municipais. 

A perspectiva sanitária é que o vírus seja contido, como resultado das medidas de isolamento, mas não eliminado, com o retorno intermitentes das medidas restritivas.
Com a eventual descoberta e aplicação em massa de vacina, a contenção será ainda maior, mas também sem a extinção, como ocorre atualmente com o coronavirus da gripe H1N1, cuja difusão é menor e mais lenta, mas com maior letalidade. 

Tanto Prefeito como Vereadores terão que se posicionar em relação ao combate ao coronavirus, tendo que optar entre estabelecer restrições ao funcionamento das atividades econômicas, permissão ou não de eventos que provoquem aglomeração de pessoas, restrições à movimentação de pessoas, exigir o uso de máscaras em ambientes públicos, com aglomeração de pessoas, ou não estabelecer restrições. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...