terça-feira, 10 de dezembro de 2013

As vidraças brasileiras

A visibilidade internacional do Brasil com a realização da Copa do Mundo em 2014 tem o seu lado bom, com a difusão das suas vitrines, com as peças publicitárias, assim como pela apresentações ao vivo, como se fez durante a cerimônia de sorteio do jogos.
A FIFA transforma cada passo, num grande evento de mídia mundial, atraindo centenas de jornalista e emissoras do mundo todo. Pelo menos jornalistas de 32 países estavam na Costa do Sauipe, na Bahia, nordeste brasileiro, no dia 6 próximo passado, e muitos deles testemunharam o caos aéreo
As autoridades se esmeram em mostrar um Brasil atraente, com todas as nossas fantásticas vitrines, naturais ou criadas.

Mas tem jornalista "espirito de porco" (pelo menos na visão dessas mesmas autoridades) que vai logo atrás das vidraças. E também não é preciso procurar muito para achar.
O The Guardian, de ontem, segunda feira, dia 9 de dezembro faz uma ampla reportagem sobre a prostituição infantil em Fortaleza, próximo ao Castelão, ilustrada pela foto ao lado.
A Inglaterra não queria jogar em Manaus, mas foi azarada - porque dizer sorteada seria ironia -  para começar a Copa justamente em Manaus, onde já foi considerada "persona non grata" pelo Prefeito da cidade.
E a mídia já começou a mostrar as mazelas da cidade, isto é, suas vidraças.

Quando o Brasil foi homologado como sede da Copa 2014, ainda no final de 2007, portanto, seis anos atrás, participei, como consultor do SINAENCO, de todo um conjunto de ações na defesa do planejamento adequado do país para receber condignamente a Copa.
No ano seguinte, foi um "road show" por 18 das cidades candidatas a receber os jogos, discutindo com as autoridades e sociedades locais os seus desafios e dai resultou a publicação de um livro com o sugestivo título de "Vitrine ou vidraça?"

Chamavamos a atenção de que a mídia internacional não iria mostrar apenas as vitrines, mas também as vidraças. E buscamos identificar as vidraças de cada cidade, alertando para que se buscasse eliminar ou mitigar antes da Copa. 
Seriam ações ou obras tão importantes do que a construção dos estádios ou obras de mobilidade urbana.

Pouco se fez nesse sentido e a mídia internacional irá buscar e dar difusão, para mostrar o outro lado do Brasil, para os seus leitores. Infelizmente, um Brasil real.

Uma das vidraças mais evidentes, detectadas na ocasião, era a prostituição infantil em Fortaleza. 

Este ano estive lá, em outro "road show" e a sensação é de que mudou de lugar. Ela continua presente e o The Guardian foi achá-la próxima ao Castelão.

Algumas vidraças emergem de forma tão pública e aberta, para gaudio da imprensa mundial, como a briga selvagem entre a torcida do Atlético Paranaense e o Vasco, no último domingo, filmado e mostrado para todo o mundo.

E dessa forma que o Brasil quer atrair turistas internacionais para a Copa 2014? Os turistas sexuais e os turistas brigões. Esses proibidos até de entrar nos estádios, mas que poderão vir brigar no Brasil, com ampla cobertura mundial. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...