domingo, 22 de dezembro de 2013

Os legados da Copa 2014

A realização da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, no Brasil, deixará legados ao país, tanto positivos como negativos.
Ao longo desta semana de recesso, dedicar-nos-emos a algumas reflexões sobre esses possíveis legados, nas diversas áreas afetadas pela realização desse mega evento internacional.
Um primeiro conjunto será sobre o legado dos estádios construídos ou reformados para a Copa, com algumas derivações: o perfil do espectadores dos jogos de futebol, pós Copa; a contenção da violência nos estádios; a utilização dos estádios para shows musicais e outros eventos, tornando-os arenas multiuso e ainda as dividas 
contraídas para a construção e as perspectivas de retorno do investimento.
Ainda dentro do âmbito esportivo, discutiremos as eventuais mudanças sobre a formação e desenvolvimento da competência futebolística no país, os negócios do futebol e a gestão, tanto do setor como dos clubes.
Um terceiro conjunto será sobre a infraestrutura  logística, objeto de grandes investimentos para receber os participantes e os turistas, desdobrado em três subconjuntos: aeroportos, mobilidade urbana e portos.
O quarto conjunto será sobre o turismo,  envolvendo a hospedagem, a gastronomia e a logística para os turistas, avaliando as perspectivas de evolução do turismo internacional no Brasil. 
Finalmente serão analisadas os legados sobre as principais vitrines e vidraças do Brasil, na perspectiva dos turistas internacionais, envolvendo os aspectos da segurança urbana, prostituição infantil e turismo sexual, congestionamentos no trânsito, limpeza urbana e ainda enchentes e alagamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...