quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Estádios da Copa: por que tão caros?

Estudo elaborado por uma consultoria internacional, divulgado pelo jornal "O Estado de São Paulo" diz que os estádios construídos para a Copa 2014 estão entre os mais caros do mundo.
Por que tão caros?
A resposta oficial é a de sempre e esperada: decorre das exigências da FIFA, sejam as constantes do seu manual, como as específicas para a Copa 2014. 
A cada Copa a FIFA aumenta as exigências, para correções de erros ocorridos, assim como para atender às novas circunstâncias. Ou seja, o decantado  "padrão FIFA".
O objetivo da Copa Verde, prevista - inicialmente - para a África do Sul, foi adiada para o Brasil, requerendo de todos os novos estádios a construção verde (green building) devidamente certificada.
Todos os estádios prevem a captação das águas das chuvas, com o seu armazenamento e utilização para manter a grama, ventilação natural, com aberturas estratégicas e, em alguns deles, instalações para a geração de energia solar. Isso teria provocado um encarecimento da obra.
É um motivo, porém os valores ficara muito acima dos acréscimos decorrentes da construção verde.
Uma das supostas razões para o encarecimento seria o açodamento da execução da obra. Embora o país tivesse tido tempo suficiente para planejar, projetar e executar as obras, sem correria, atrasou o início das obras e para cumprir os prazos, recorre a horas extras, dobras de turnos da mão-de-obra, com aumento dos custos e riscos de acidentes.
Paira, no entanto, a persistente suspeita de superfaturamentos. O TCU fez uma fiscalização mais rígida, levantou indícios, exigiu correções, porém nada foi comprovado. Mas também não eliminou as suspeitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...