segunda-feira, 9 de maio de 2016

Por onde começar?

Para sair da crise econômica é preciso reaquecer um motor que acione as correias transportadoras do crescimento. O motor com efeito mais imediato é o comércio varejista e a fagulha para o reaquecimento é a redução dos juros na ponta final do varejo. 
Não basta reduzir os juros básicos, a taxa SELIC. Os juros que precisam ser reduzidos são os que estão embutidos nas compras dos consumidores finais.
E aumentar esses juros para conter a demanda e evitar a inflação resultou no agravamento da crise. 
Não existe a inflação de demanda, quando existe uma oferta mundial, com capacidade de suprir qualquer escassez de produtos industriais. 
O Brasil, em função  das exportações de commodities e das reservas cambiais tem fôlego, ainda que de médio prazo, para a importação do que for necessário para evitar qualquer escassez inflacionária.

De imediato é preciso restabelecer o emprego. Com remédios eficazes, ainda que deixem sequelas. Essas deverão ser resolvidas com soluções estruturais. 

A dinamização do emprego será dada pela revitalização das compras no varejo, gerando mais atividades e empregos no comércio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...