quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A crise da cadeia do aço


Hà cerca de 30 anos atrás os analistas e futurólogos decretaram o fim da era do aço.

O Brasil acreditou nessa balela, suspendeu os investimentos em expansão e promoveu a privatização das suas empresas estatais.

Os asiáticos não acreditaram e continuaram investindo.

Os brasileiros estavam equivocados, os asiáticos certos, ou mudaram o curso da história do aço no mundo.

A siderurgia brasileira que tinha se tornado competitiva, em relação à tradicional siderurgia ocidental, a perdeu com a expansão da nova siderurgia asiática.

No mercado mundial de commodities, com grandes cartéis, esses provocam a aceleração das quedas para tirar do mercado os menos eficientes. Em minério de ferro o Brasil tem uma das líderes do cartel. Em petróleo e siderurgia o Brasil está entre os menos eficientes e sofre a pressão  dos novos líderes que querem tirá-lo do mapa de grandes produtores.

Para coroar a conjuntura de crise na siderurgia e nos seus setores demandantes, rompe a barragem de rejeitos da SAMARCO liberando uma lama destruidora e contaminante.

O rio de lama que os capixabas e os ambientalistas temem é apenas um córrego contaminado diante do amazônico rio de lama que a corrupção montou, represou e que a Operação Lava-Jato rompeu.

3 comentários:

  1. Sr. Jorge é tanta lama, que estamos sem saber mais o que fazer.... A cidade onde cresci - Ipatinga, se desfazendo com demissões em massa na Usiminas, a cidade onde nasci - Itabira, perfurada pela Vale, restando como o poeta dizia.... " Um retrato na parede"; e agora, o rio da minha vida, cresci ao pé do Rio Doce.... e esta dura realidade, ele morto e toda a flauta e fauna....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bel, minha querida.
      Pensei muito no que vc escreveu.
      Ele é resiliente e vai se recuperar. Ainda que demore muito tempo e muita chuva. O risco maior é a estação das chuvas do começo do ano.
      Bento Ribeiro vai virar uma cidade fantasma, sem vida humana. E Mariana vai empobrecer e reduzir a sua população.
      O futuro de Mariana é voltar ao passado.
      Instado pelo Presidente do Metabase Mariana escrevi um artigo, inspirado em ti. Está no blog em forma sumária e completa. Essa está na coluna artigo, sendo a última da lista " E o que será de Mariana". Bjs

      Excluir
  2. Houve um lapso no comentário anterior. Ele a que me refiro é o seu querido Rio Doce.

    ResponderExcluir

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...