segunda-feira, 25 de abril de 2016

O Brasil Politico visto por inteiro

O Brasil Político tem uma figura similar ao iceberg, com uma pequena parte visível e a maior submersa. 
A opinião publicada a qual pertencemos só vê a política pelas lentes e filtro da mídia que só mostra a movimentação do "alto clero". Sabemos que existe um "baixo clero" e também um "médio clero", mas não os conhecemos, nem nos interessamos em conhecer.

Mas na sessão da Câmara dos Deputados para votar a admissibilidade do impeachment da Presidente, atentamente acompanhada pela opinião publicada, sem o filtro da mídia, o baixo clero irrompeu e emergiu por inteiro chocando essa parte da opinião pública. 

Cuja reação indignada foi negar que aquele deprimente espetáculo refletisse o Brasil Real. Mas, infelizmente, refletiu e abalou ilusões em relação à Reforma Política.

O regime eleitoral para a Câmara dos Deputados não é o distrital, mas na prática, está muito próxima a esse. A maioria dos deputados federais é eleita por um distrito principal que é o seu reduto (ou curral) eleitoral, acrescido por votos de distritos satélites ou complementares. E no seu voto o parlamentar se manifestou voltado ao eleitorado do seu distrito. 


A horrenda sessão da Câmara demonstrou uma prevalência da política paroquial, e superá-la não será pelo voto distrital. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...