terça-feira, 24 de maio de 2016

As três falácias sobre o desemprego no Brasil




1.    O desemprego é gerado pelo Brasil e será sensível às campanhas movidas pelas Centrais Sindicais e demais entidades.
Quem emprega e desemprega os trabalhadores são os empregadores, os dirigentes empresariais e não o Brasil, que no caso, é o coletivo que congrega estatisticamente todos os movimentos.




2.       “A crise econômica´brasileira” é decorrente da crise internacional.

A crise  nas economias desenvolvidas está controlada, com um crescimento baixo, mas com crescimento.

A participação do Brasil no comércio exterior industrial é ínfima e a queda nas exportações e de produtos  importados pouco impactam o conjunto dos empregos. Brasileiros.


3.       O desemprego é gerado pelas demissões na indústria:

A indústria representa menos de um terço dos empregos.

As suas perdas eram compensadas pelos empregos no comércio e nos serviços.

2 comentários:

  1. Na sua visão, o que leva os empregadores a demitir? Até onde sei, quem tem bons empregados não os demite. Qual seria a maior razão para estarmos com mais de 11 milhões de desempregados?
    grata,
    Izabel Delmondes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izabel. Obrigado pela indagação
      O empregador demite quando tem que reduzir a produção porque perdeu ou não tem vendas.
      Sem produção ele não precisa de empregados, mesmo os bons. Pode tentar preservá-los, mas chega uma hora que nem esses o empregador consegue manter.
      Estamos com 11 milhões de desocupados porque dependemos do mercado doméstico e se as pessoas deixam de consumir, as vendas caem, a produção cai e há menor necessidade de trabalho. Att

      Excluir

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...