segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Brasil eticamente responsável

O Brasil que temos não é eticamente responsável. Foi amplamente contaminado pela corrupção e está em fase de depuração, com tentativa de eliminação das partes contaminadas ainda que isso enfraqueça o conjunto da economia e contribua para agravar uma crise.

 Não há consenso sobre os diagnósticos e, consequentemente, de proposições para tornar o Brasil um país livre de corrupção.


Um primeiro diagnóstico caracteriza a situação atual pela associação de um loteamento político e a formação de uma organização criminosa de grandes empreiteiros.
Tanto subornantes como subornados, tinham certeza de impunidade e praticaram com ampla desenvoltura um mega esquema de corrupção,

Com as prisões e condenações acredita-se que se a corrupção não for totalmente erradicada, ficará muito reduzida, porque ela decorreria da sensação de impunidade.

A punição econômica da empresa corruptora seria o principal remédio para inibir as práticas corruptivas. A fim de evitar desvios pessoais dentro da empresa ela deve adotar um Código de Ética e práticas de governança (compliance). 

Para essas práticas a principal base é uma lei anti-corrupção, que já existe, mas precisa ser  amplamente difundida e implantada.

O loteamento político seria decorrência dos projetos de poder, justificado pela necessidade de governabilidade.

Caso fossem proibidas as doações legais pelas empresas, o loteamento politico teria menor interesse, dada a falta de oportunidade para as práticas concussivas juntos às empresas. Sem esses recursos as campanhas se adaptariam e ficariam mais baratas. 

Mas se as doações legais forem proibidas elas continuariam ocorrendo, sem serem contabilizadas, como "caixa dois". Isso seria facultado pela fiscalização insuficiente e falta de punições. A Operação Lava Jato tem alterada essa expectativa. 

A corrupção teria origem num vírus que se instala dentro das pessoas por contaminação ou fator hereditário, mas é contido pelos anticorpos naturais. Ela só se manifestaria quando as defesas ficam enfraquecidas ou o ambiente é favorável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...