terça-feira, 27 de dezembro de 2016

João Dória Jr será um bom Prefeito?

O Prefeito é, ao mesmo tempo, o administrador dos serviços públicos municipais e o principal governante da cidade, embora com poderes limitados. Como tal não tem poder de determinação das atividades privadas, mas interfere fortemente nessas pelo poder regulatório e restritivo.

Como administrador da prestação dos serviços públicos municipais, deve buscar a universalização do atendimento e a melhoria sucessiva da qualidade, dentro da capacidade econômica da Prefeitura. Neste campo o maior déficit é da saúde. Mas tem também deficiências na educação pré-primária, nos serviços de transporte público e outros. Nesta prestação de serviços vai enfrentar mudanças estruturais. O centro expandido já está em processo de redução populacional, gerando ociosidade nas instalações, enquanto as periferias seguem com crescimento demográfico, de demandas pelos serviços e falta de instalações e recursos humanos.

O desafio maior do novo Prefeito será o de evitar o esvaziamento econômico da cidade, diante das mudanças estruturais que vem ocorrendo no mundo e no país. São Paulo está perdendo a condição de "locomotiva" do país e isso se reflete na ociosidade imobiliária, nas altas taxas de desemprego, no empobrecimento da população e degradação física da cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...