terça-feira, 24 de janeiro de 2017

E o resto do mundo?

Começa a ficar mais claro que não há incertezas em relação às ações de Trump. Ele começou com as ações econômicas, como a retirada dos EUA do TPP, com um discurso que caracteriza o seu entendimento sobre a economia, que a maioria dos analistas ainda não percebeu. Ele não raciocina com a macroeconomia, tampouco com economias nacionais.
O seu foco é uma microeconomia específica: a movimentação econômica e financeira das multinacionais norte-americanas.
O que ele quer é que essas empresas invistam mais dentro dos EUA e não fora do país.

Trump continuará pressionando as multinacionais norteamericanas para investirem mais nos EUA e retornarem mais capitais já investidos fora. Isso significará quer receber mais lucros e dividendos das subsidiárias no exterior e não fará reinvestimentos no mesmo nível ou até superior. Ele quer reduzir o tamanho dos ativos norte-americanos no exterior, repatriando-os, na suposição de que irá criar mais empregos para os norte-americanos.  Suposição que pode não se confirmar. Mas será um movimento efetivo em 2017, podendo alcançar 2018. A sustentação posterior vai depender dos resultados efetivos.

Entre os cenários prováveis, consequentes dessa nova política , dois são os principais: o espaço deixado pelos capitais norte-americano será ocupado por outros, principalmente pela China. O segundo é que países com desequilíbrio no seu balanço de pagamentos corrente e dependentes do afluxo de capitais norte-americanos, entrem em colapso. 

Não sei - neste momento - quais seriam, mas o Brasil não seria um deles. 

Um comentário:

  1. As ideias, CONCEITOS e escala de valores do Presidente Trump são muito equivocadas ..... Ele não pensa na maior nação do mundo que subsidia o mundo é já se modernizou abrindo suas fronteiras para a China.... Trump QUER sentar na cadeira do poder e fazer COM que os feitos sej de sua autoria.... NÀO pensa nos EUA, NÀO pensa nos países que sofrem .... PENSA SPENAS EM SUA PERFORMANCE.....certa ou errada...... A China vem vindo com alguns conceitos pre concebidos de Mao Tsé Tung....O MUNDO viverá dias MUITO difíceis ..... !!!!!!

    ResponderExcluir

As dificuldades de Dória

Ao contrário do que alguns acham, João Agripino não foi eleito Prefeito de São Paulo, pelos votos anti-pt ou anti-esquerda. Foi eleito com...