segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Acidentes de percurso

A economia brasileira evoluiu positivamente, ainda que lentamente, até novembro de 2019, tornando-se cada vez mais dependente do consumo das famílias. 
Todos os demais itens da demanda, que "puxam" a evolução da economia fraquejaram. O consumo do Governo está contido pelas medidas de equilíbrio fiscal, embora sigam crescendo, por conta dos parcelamentos de reajustes dos servidores públicos, concedidos ainda pelos Governos do PT e dos encargos da Previdência. Os investimentos, tanto públicos, como privados estavam contidos por falta de confiança no futuro e por inseguranças jurídicas. As exportações de commodities não evoluíram fortemente, por conta da guerra comercial entre os EUA e a China, abalando todo o comércio mundial. As exportações industriais brasileiras ancoradas nas operações com a Argentina sofreram um grande baque com a crise financeira do país vizinho.
O consumo das famílias depende, fundamentalmente, da massa salarial e com o elevado nível de desemprego, as perspectivas não pareciam favoráveis, dentro dos paradigmas tradicionais.
Mas ocorreram mudanças de comportamentos dos consumidores, o comércio se adaptou e promoveram uma evolução positiva na indústria de transformação, até setembro, com resquícios para outubro e, grande movimentação no comércio varejista em novembro e dezembro. 
A animação do consumo familiar sofreu um grande baque com o vertiginoso aumento da carne bovina. Para se precaver em relação à demanda de proteina animal, no Natal a China colocou no Brasil, um grande volume de pedidos, de curto prazo, liberando a exportação de frigoríficos que estavam com restrições.
A China sabia da disponibilidade de carnes no Brasil, porque ela mesma estava contendo as compras, retardando a liberação de frigoríficos e existência de estoques, nos pastos.
Com o surto, o setor que estava com os preços contidos desde a Operação Carne Fraca, aproveitou para "repor" as perdas, usando a exportações para a China, como argumento.
2020 deverá assistir à "normalização" do mercado de carne bovina, com um patamar de volumes superior ao de anos anteriores, mas sem os surtos do final de 2019. Os preços terão uma pequena queda, mas também num patamar superior. 
A economia brasileira vinha bem até outubro, mas com a disparada da carne, acabou com um índice de inflação acima do centro da meta e será lembrada como o ano da "carne cara". Ou da "inflação do boi".
O ano começou com incidentes maiores: o conflito EUA x Irã impactando o preço do petróleo.
Jair Bolsonaro resolveu em 2020 assumir a economia, com duas medidas temerárias: coordenar as medidas em relação ao aumento dos combustíveis, o que sempre acaba com uma desastrada intervenção pública e não "taxar o sol", preferindo taxar todos os usuários de energia elétrica, desautorizando e desprestigiando a Agência Reguladora. 
Com essa atuação irá piorar as condições de atração de investimentos externos. Não pode dar segurança jurídica aos investidores na base do "la garantia soy jo". 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...