terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Cenários Bolsonaro 2020. em 2020



Jair Bolsonaro começou o ano “a todo vapor”, no exercício do que entende ser o seu papel de Presidente da República: “Aqui que manda sou eu, talquei”.
Não interferiu no aumento da carne, mas quer controlar o eventual aumento do diesel.
Determinou à ANEEL que parasse com a tal “taxa do sol”, afirmando que a Agência Reguladora é independente, mas não soberana. Soberano é ele. Todos dentro do Governo devem obediência a ele, “talquei”.
Se não determinou expressamente, o fez indiretamente, assumindo a nota do Itamaraty de apoio as ações de Trump, contra o Irã.
Talvez esteja aproveitando que os demais poderes estejam de férias, para ser o único poder da República que já retomou plenamente as suas atividades.
Dando vezo à sua natureza de despachante de interesses corporativos decidiu dar um aumento a policiais do DF, abrindo “a porteira” para a pressão dos demais servidores públicos, contra o congelamento dos salários.
Terá a equipe econômica contra, mas essa também não retornou inteiramente à ativa, com Paulo Guedes, mais preocupado com o que irá dizer em Davos, enquanto Bolsonaro, espertamente “saiu do campo”. Reunião com financistas e empresários não é o negócio dele.
O problema de 2020 estará na relação de Bolsonaro, com a equipe econômica, agora que ele resolveu interferir mais, ou até assumir o comando de algumas questões, como o aumento dos combustíveis.
Se a equipe econômica for contra as propostas ou decisões de Bolsonaro, atuando até junto ao Legislativo para não aprovar os aumentos e subsídios que irão comprometer o equilíbrio das contas públicas será considerada traidora?
O discurso de Bolsonaro, para os seus adeptos é “estou fazendo a minha parte, mas eles não estão deixando”. Quem são “eles”? Paulo Guedes e sua turma serão eles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...