segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Alvo terrorista?


Donald Trump, com a sua obsessão de colocar a América (os EUA) e os americanos acima de tudo, desencadeou uma guerra – segundo ele – contra o terrorismo sediado no Oriente Médio. O alvo preciso seria o governo iraniano que daria guarida às organizações terroristas, mediante mecanismos oficiais.
Donald Trump segue o princípio – não civilizatório – do “olho por olho, dente por dente”, retaliando, provocando e esperando a retaliação do inimigo, numa escalada ampla, que pode não gerar uma guerra mundial, mas que torna o viver na terra, mais insegura.
Trump age em nome da maior segurança para os americanos, por crença pessoal e porque acha que isso é o pensamento da maioria da população norte-americana, resultando na sua reeleição.
O desdobramento das sucessivas retaliações, ao contrário, tornará a vida dos norte-americanos mais insegura.
Para evitar a formação e desenvolvimento de movimentos terroristas, Trump tem que manter um grande contingente de soldados americanos e equipamentos no Oriente Médio, contrariando as suas promessas e pensamento de amplas camadas da população e eleitores norte-americanos que são contra a remessa de jovens que podem morrer em terras alheias.
Até pouco tempo, Trump tinha poucos aliados, cuja posição poderia levar a serem objeto de retaliação.
O Brasil sempre se pautou pela neutralidade e pelo princípio do “não é conosco”. É o país que recebe judeus, árabes, africanos, orientais e muito mais, com grande convivência.
Bolsonaro, por natureza pessoal, tende a se aliar e apoiar Trump, em qualquer circunstância, mas foi contido, provavelmente, pela ala militar.
Não conseguiu evitar a precipitação do seu Ministro formal de Relações Exteriores que soltou uma nota apoiando Trump e sua argumentação, mas conseguiu cercear a sua difusão.
Não foi reconhecido internacionalmente como aliado, o que o livraria de ser objeto de retaliações planejadas, mas não está infenso a ações irracionais de fanáticos que chegaram ao Brasil, misturados a imigrantes de boa fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...