segunda-feira, 21 de março de 2016

A cultura da torcida

O quado político atual mostra que o brasileiro tem a cultura da torcida que não se limita ao futebol. O futebol sempre catalizou essa cultura, não deixando espaço para outras manifestações.


Todo brasileiro, com poucas exceções torce por um time de futebol. O time, com o seu desempenho traz alegrias e tristeza, mas o torcedor não o abandona. Tem sempre a esperança por dias melhores. 

E nas conversas entre amigos, o tema dominante é o futebol, com provocações mutuas entre os torcedores adversários. É uma forma de guerra, pacífica. Embora algumas vezes descambe para os radicalismos e violência.



A disputa política atual trouxe a cultura da torcida para a política. O time campeão que ganhou os quatro últimos campeonatos nacionais é fortemente contestado, por denúncias de fraude e de roubos. Mantém uma torcida ampla que sai às ruas em sua defesa e dos seus principais craques.

O outro lado não é do time adversário, mas do juiz da partida. Que insiste em investigar e punir os malfeitos do campeão. E que conta atualmente com uma torcida maior que desse. 

O futebol perdeu espaço para as torcidas contra ou a favor de Dilma, Lula e PT, contra ou a favor do Juiz Sérgio Moro e pelo que eles representam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...