segunda-feira, 6 de abril de 2020

Rainha da Inglaterra ou Pato Manco?


Duas figuras simbólicas caracterizam a perda de poder de um governante: rainha da Inglaterra e pato manco.
“Rainha da Inglaterra” (com pedido de perdão à Elizabeth pelo seu mau uso) é o governante que mantém formalmente o cargo, mas é tutelado, com as suas decisões e ações controladas por terceiros.
“Pato manco” é o governante que permanece no cargo, mas sem efetivo poder, porque ninguém o obedece. Os seus ministros tem força política e popular maior que a do Governante formal, que não tem condições de demití-los. É comum ocorrer próximo aos finais de mandato e lhe dizem “daqui a pouco o seu governo acaba, mas nos continuamos”. Segundo o folclore político, o principal indício do enfraquecimento é quando o “homem do cafezinho, serve o café frio”, ou derruba a água no terno do governante”.
Jair Bolsonaro, tem um grande carisma e muita sinceridade, sendo esse um dos seus pontos fortes que mantém o apoio popular de cerca de 1/3 da população. Afirmou, ainda no início do seu mandato “não nasci para ser Presidente, nasci para ser militar”. Conhecendo as limitações e desinteresse de Bolsonaro em administrar, Gustavo Bebbiano tentou tutelá-lo. Foi implodido pelo filho Carlos Bolsonaro e acabou demitido. O General Santos Cruz, também tentou, mas mais uma vez por interferência dos filhos, acabou demitido sumariamente.
Tentou assumir plenamente o comando da Administração Federal, mas sem vocação, tampouco competência, delegou as atribuições decisórias aos seus Ministros, mas mantendo o direito de veto, o que exerce constantemente.  Adotou um estilo de descentralização, quase plena, mas desde que não contrarie as suas idiossincrasias pessoais ou de seus filhos.
Ao assumir um entendimento e posição contrária às recomendações das entidades internacionais de saúde, primeiramente desprezando a epidemia, tratando-a como uma “gripezinha”, depois insistindo na prioridade do trabalho e renda, em detrimento da saúde e da vida, foi perdendo apoios, aliados e ganhando contestadores e opositores.
A sua reação foi de atacar esses opositores, inclusive dentro do seu próprio Governo, acusando-os de pretender enfraquecer e abreviar o seu governo.
Os tutores, ou pretendentes a tal, tentam moderar o discurso do Presidente, mas ele resiste para não se transformar em “Rainha da Inglaterra”. Mas insistindo em ir na contramão de todo o mundo, inclusive do seu mestre Donald Trump, vem atrasando ou comprometendo o combate ao vírus, ficando cada vez mais isolado e sem poder: um “pato manco” precoce.
Mantendo a sua natureza contestadora tornou-se um líder oposicionista contra o Governo, para manter o apoio popular dos seus seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...