A formação da base aliada (4)

A principal afinidade política da maioria dos congressistas eleitos para o período 2019-2023 com o Governo Bolsonaro é, como já colocado aqui, o anti-petismo. 
O petismo se tornou uma "ideia fixa", facilmente  identificável, o que determinará a reação da "nova situação".
Dentro do Congresso é numericamente fraca, apesar de ter obtido a eleição da maior bancada partidária na Câmara dos Deputados. 56 deputados federais é pouco mais que 10% do total. Só tem condições de formar um bloco com a adesão do PSOL e do PCdoB, com participações insignificantes. 
Tem, na prática, apenas duas armas: uma é ser barulhenta, dando idéia de ser maior do que é na realidade, com grande apoio da mídia tradicional, que lhe dá cobertura privilegiada. Outra é manter o fantasma Lula, ameaçando um retorno glorioso, com a retomada do poder. Esse fantasma é alimentado pelo próprio Governo Bolsonaro, para ter e manter o apoio no  Congresso: se fracassarmos, "ele voltará". 
Se o PT ficar isolado, como se prevê, e Lula mantido preso, Bolsonaro e sua turma terão que inventar outro inimigo imaginário para tentar alcançar e manter uma união de forças. 
Não basta que sejam inimigos do Governo. Precisam ser caracterizados como inimigos da nação. E que os aliados os aceitem como tal. 

(cont)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...