A superação da velha política (4)

Visão de mundo ampla, além do que a vista alcança.

O deputado federal não pode deixar de ser um despachante de interesses comunitários. Se recusar essa atribuição, certamente, não retorna à Câmara para um novo mandato, por não ser reeleito. O eleitor espera que aquele ajude a resolver os problemas mais imediatos da comunidade em que vive.
Não há como eliminar esse elemento da velha política enquanto prevalecer a enorme concentração de recursos orçamentários nas mãos da União, em detrimento dos Estados e Municípios.
O quadro institucional de alimentação da velha política é o pacto federativo. Para os despachantes não interessa mudá-lo. Por razões pragmáticas: foram eleitos por saberem ou se proporem a usá-lo, a favor dos eleitores. Se mudar terão que mudar a sua forma de atuação e correrão o risco de não serem tão bem sucedidos, como no sistema pelo qual foram eleitos.

Será necessário um processo educativo para que os eleitores ampliem a sua visão de mundo, saindo, ou indo além da sua "caixinha" onde vivem. E percebam atribuições mais objetivas dos deputados federais que ajudar a resolver os problemas mais imediatos da sua vida cotidiana.

Os deputados federais tem papel legislativo não executivo. A sua principal atribuição é de regular ou desregular a vida das pessoas, seja com medidas que as afetam direta ou indiretamente. No primeiro caso,  por exemplo, a obrigação de uso do cinto de segurança no automóvel, o direito de ir e vir, isto é, de livre movimentação, ou o direito à livre manifestação do seu pensamento.
Indiretamente pela regulação de atividades econômicas, que acabam por impactar a vida das pessoas.
Tem ainda a atribuição de discutir e aprovar o orçamento federal, o que significa definir onde e quanto o Governo Federal pode gastar em determinadas atividades ou em transferências. E ainda aprovar a estrutura organizacional do Estado e suas relações com os funcionários públicos.

A atuação como despachante tem impacto local, ou no máximo, regional. Na discussão e aprovação do orçamento pode propor e defender decisões de impactos localizados.
Já na atividade regulatória, o âmbito é sempre nacional, embora a sua aplicação possa ser  diferenciada regionalmente. 
Ao defender e propor alguma medida regulatória para atender a um problema local, para atender a reclamos do seu reduto eleitoral, poderá estar afetando vários outros, seja positiva como negativamente. E terá o apoio ou a oposição de outros deputados. Sem uma adequada negociação corre o risco de que sua proposição não seja aprovada. 

(cont)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...