Afinidades políticas

O Governo Bolsonaro, sem uma base partidária própria, terá que buscar alianças com outros partidos e com os congressistas. 
Ao prometer não adotar o modelo tradicional do "troca-troca" com os partidos, segundo o "presidencialismo de coalizão" e fazer dessa promessa uma atração de votos, terá que buscar afinidades dentro do Congresso.
Essas poderão ser:

  • ideológicas;
  • programáticas;
  • de pautas.

A afinidade ideológica requer que o Governo assuma ou incorpore ideologias, o que ocorre de fato, com ideólogos internos e externos. Todos de uma mesma fonte, tendo como o mentor, Olavo de Carvalho.
Além das oriundas desse, Jair Bolsonaro tem algumas próprias, sendo uma das mais significativas a defesa da empresa privada contra a burocracia e a indústria de multas. 
Suas últimas declarações indicam o seu empenho pessoal em efetivar sua visão de mundo, mas sem um programa de ação, claramente definido que outros partidos poderiam assinar em baixo, ou compartilhar. 
A afinidade política programática para a formação da base aliada, de um lado, é simples porque os programas partidários são genéricos e sempre pode-se encontrar pontos de afinidade.
Essa afinidade é mais provável em pautas legislativas, ou sejam, temas específicos que dependem de aprovações legais.
Nesse caso o Governo obtém o apoio de outros partidos ou individualmente de congressistas de diversos partidos, mas para a pauta específica.

(cont)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...