Cadeias produtivas - soja

O produto mais importante da cadeia produtiva da soja é o óleo refinado para uso humano, sendo aquele de maior valor agregado.
É utilizado como elemento de preparação final de alimentos para consumo, estando sob críticas pelas suspeitas de prejuízos à saúde.
Disputa o mercado de consumo de óleos vegetais, que se desdobra em dois grandes segmentos: o popular, onde enfrenta a concorrência do óleo de palma, e o de óleos especiais, com diversas origens do óleo, sendo os principais concorrentes a colza (canola) e o girassol.
O óleo de soja tem ainda destinações como insumo para a produção de outros alimentos industrializados e, mais recentemente, para a produção de biodiesel.
Os dados estatísticos indicam que os países buscam - preferencialmente - a produção interna do óleo vegetal, importando o óleo bruto ou o grão.
Como a produção do óleo não pode ser dissociado da produção do farelo, que é - tecnicamente - um resíduos do esmagamento da soja, o país importador do grão precisa ter uso também para o farelo. É o que ocorre com a China, o principal país importador de grãos de soja que precisa do farelo para a preparação de ração para a sua produção animal - principalmente suinos - e do óleo para consumo domiciliar da sua imensa população. Somente importa farelo ou óleo separadamente para suprir eventuais desequilibrios pontuais e temporários.
Já a União Europeia importa o farelo de soja separadamente, seja pela necessidade maior do produto para a alimentação animal, como pela redução do uso do óleo de soja para alimentação humana, cortando-o ou substituindo por óleos especiais, supostamente com menores impactos sobre a saúde.
Outros países por não terem um ampla produção animal, preferem importar apenas o óleo bruto promovendo o processamento final, internamente. Há alguns poucos casos de importação de óleo refinado.
O mercado ocidental do complexo soja é dominado por um pequeno número de empresas que atuam em diversos elos da cadeia produtiva, tendo a comercialização internacional como a sua atividade principal. Leva à caracterização de "tradings", embora tenham um espectro de atividades mais amplo.
São também fabricantes industriais de ração e de óleo vegetal. Só não atuam na atividade da produção rural, financiando e comprando dos produtores. 
Dada a dependência das decisões dessas multinacionais o papel do Estado, pelo seu Governo serão de:

  1. criar e desenvolver um ambiente favorável e estimulador para as empresas buscarem mais amplamente a atuação nos mercados externos;
  2. assumir a importância do agronegócio - na sua integralidade - como o principal vetor do desenvolvimento brasileiro;
  3. adotar um plano estratégico, de longo prazo, para a consolidação do Brasil como um essencial protagonista mundial para a segurança alimentar da humanidade, nos próximos 50 anos e mais;
  4. assumir a vanguarda das negociações comerciais, através da sua diplomacia, com prioridade para os mercados com maior potencial de demanda para os produtos do agronegócio brasileiro, que estão no sudeste asiático e na África (tanto no Norte, incluindo o Oriente Médio, como a África subsaariana);
  5. aprovar uma reforma tributária "mais limpa", com redução de subsídios, de distorções e de forma mais duradoura;
  6. garantir a segurança jurídica, repelindo as sucessivas pressões de grupos para mudanças a favor de seus interesses, seja nos modelos regulatórios, como no sistema tributário e demais ações governamentais: as decisões devem ser de Estado e não de Governo. 


Para efeito do item 3 (planejamento de longo prazo) o novo Governo terá à disposição, o "Plano Roberto Rodrigues", proposto pela CNA e outras entidades do agronegócio e os Termos de Referência do Plano Estratégico formulado por este Instituto de Engenharia. 





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