Cenário relação instável e conturbada II

No desenho dos cenários focado na relação do povo com o Presidente, sob três lentes - circunstâncias, personalidade e estratégias - a alternativa "relação instável e conturbada" decorre  da instabilidade emocional do Presidente, com reflexos na reação popular e política.
Jair Bolsonaro continua dentro de um mundo restrito, alcançado das redes sociais que, ao ver e crença dele, é todo o mundo. No seu entender, comunicando-se com esse mundo, estaria conversando com todo mundo ou todo o mundo. Despreza a mídia tradicional que, segundo ele (Bolsonaro) só quer "ferrá-lo".
Dentro do "Mundo de Bolsonaro" cerca de 70% seriam a seu favor e apenas 30 % contra, o que lhe dá a impressão de que conta - plenamente, com o apoio popular. A reação do mundo digital de qualquer das suas manifestações lhe dá a impressão de que está agradando, com amplo apoio. Reforçado pela opinião de seus filhos e áulicos sempre presentes pessoalmente.
Ocorre que esse mundo virtual, esse "mundo de Bolsonaro" significa menos de 10% da opinião pública, dentro da qual cerca de 30% é formada pela opinião publicada. 
Com a intensa movimentação dos meios virtuais, o conteudo desses acaba determinando a pauta da mídia tradicional. Esta acaba sendo disseminadora das notícias falsas, das difamações e de outros conteúdos.

Havendo divergências entre as diversas categorias de opinião: a publicada e a virtual, o que prevalece para os parlamentares? 
Os parlamentares não são movidos apenas pelas suas percepções e convicções pessoais, mas são fortemente influenciados pelas posições dos seus representados, que são os seus eleitores. São eles que dão condição para a sua presença dentro do Congresso, em Brasília. Se perder a representação não voltam na legislatura seguinte. Não estão lá, por conta própria. Não se elegeram, mas foram eleitos. 

O deputado federal é sempre um representante do povo, ou mais especificamente, do "seu povo". Nem sempre é uma representação de pensamento, princípios e propostas. É, em grande parte dos casos, um representante de interesses comunitários. Interesses de solução de problemas imediatos, de necessidades básicas, o que leva à sensação ou caracterização de interesses fisiológicos. É uma representação do tipo despachante.

Dentro deste contexto, a instabilidade emocional do Presidente, a par do formato das suas mensagens mantém um relacionamento conturbado com a opinião pública, como um todo.

Neste cenário se repetirão, em vários momentos, mensagens polêmicas, com grande apoio dos seus seguidores, na mídia virtual e repercussão negativa na mídia tradicional. Ele se aprazará em "botar fogo no circo", com os militares atuando como bombeiros, para conter os incêndios.

Consegue a aprovação de uma Reforma da Previdência negociada, desidratada em relação à proposição inicial, absorvida pelo mercado, como a reforma possível.

Haverá alternância entre entregas positivas e ocorrências negativas.

As circunstâncias mais relevantes continuarão sendo as econômicas. O Governo Temer deixou algumas heranças positivas, como o andamento de demorados processos de concessão, que estão sendo concluídos agora. O primeiro é o pacote de concessão de 3 lotes regionais de aeroportos, cujo leilão foi efetivado na sexta feira, 15 de março.
O Governo Temer adotou um modelo diferente de Dilma, que começava com valores de outorga mais altos, para garantir uma privatização mais rentável. Mas que afastava concorrentes em função dos maiores riscos e previsões de demanda superestimadas. O do Temer, subestima a previsão de demanda, adotando a chamada alternativa conservadora, reduz a taxa interna de retorno e define um valor de outorga mais baixo para atrair mais concorrentes. E deixa a esses estudos mais aprofundados de demanda e de riscos.
O mercado reagiu de forma positiva e não só houve um grande número de concorrentes, no leilão dos aeroportos, como uma grande disputa, elevando os valores das outorgas, muito acima do previsto. O noticiário sobre os resultados teve um impacto favorável no mercado, revertendo o ambiente pessimista de uma semana trágica, com reflexos para a sociedade em geral. 
Foi um gol de empate, muito comemorado, gerando a expectativa de uma "grande virada".
Outros leilões de concessões já estão programados, com expectativas otimistas. 

A Venezuela será sempre um vizinho incômodo, gerando circunstâncias que obrigarão o Governo brasileiro a se posicionar, com impactos divididos junto à população. 

Ataques como o da Escola em Suzano, São Paulo, repetindo o que já havia ocorrido no Realengo, no Rio de Janeiro e em Goiania, Goiás, voltarão a ocorrer, reascendendo as polêmicas sobre o armamento da população e a redução da maioridade penal. Será um fator previsível de ocorrência, mas imprevisível em relação aos locais e momento. De toda forma, será um fator de instabilidade.

(cont)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...