Estranha renovação

O eleitorado do Espirito Santo promoveu uma estranha e desigual renovação.
Adotamos como o campo piloto para a nossa pesquisa sobre o comportamento do eleitorado nas eleições para deputado federal, com base nas estatísticas dos resultados do pleito de 2014. 
O resultado do exame chegou a alguns achados: ninguém se elege, todos são eleitos pela vontade popular, isto é, pelo voto do eleitor; o eleitor sabe votar e ele elege um "despachante" dos interesses comunitários ou corporativos; isso ocorre porque a sua visão de mundo é curta, limitando-se "até onde a vista alcança".
A partir desses achados, desenhamos alguns cenários de renovação, prevendo uma baixa renovação real, com os "despachantes" de base local ou regional sendo reeleitos. Já os de base estadual correriam maiores riscos. A principal razão seria redução de recursos para campanhas estaduais. E mais, haveria uma renovação, com base no eleitorado evangélico.
Um fato novo, de caráter nacional, no entanto, mudou substancialmente as circunstâncias eleitorais: a onda bolsonarista. 
As eleições no Espirito Santo pareciam ser as mais afetadas pelo fenômeno, com o Senador Magno Malta emergindo como o principal apoiador político de Jair Bolsonaro. Foi convidado, mas acabou recusando a candidatura à Vice-Presidência na chapa de Bolsonaro, preferindo manter-se numa disputa, dada como certa, de reeleição para o Senado Federal, com mandato de oito anos.
Ao contrário do esperado foi "atropelado" por uma renovação não bolsonarista. Até mesmo contrária às pregações bolsonaristas, com eleição do primeiro "gay" assumido para o Senado Federal, amargando uma terceira posição. Nem mesmo a eleição, para deputada federal, da sua atual mulher, Lauriete, cantora gospel, que tem um eleitorado próprio, foi suficiente para a sua reeleição.
As eleições para Governador não apresentaram surpresa e, com a desistência de Paulo Hartung em disputar a reeleição, Renato Casagrande volta ao Palácio Anchieta, com vitória ainda no primeiro turno. O seu concorrente foi Manato, ainda deputado federal, que oportunamente aderiu ao PSL, acompanhando Bolsonaro. Embora Bolsonaro tenha conseguido mais de 50% dos votos dos capixabas para a eleição presidencial, não puxou a candidatura de Manato, que teve apenas 27,22 dos votos válidos para Governador. Mas Manato conseguiu que seus eleitores sufragassem sua esposa Dra. Soraya Manato, eleita Deputada Federal, pelo PSL. 
Das 10 cadeiras da bancada capixaba, apenas 5 voltarão a ser ocupadas pelos mesmos, o que indicaria uma renovação nominal de 50%, abaixo do índice nacional. Todos os demais 4 se candidataram mas não foram eleitos. Lelo Coimbra, um dos membros da tropa de choque, teve 52.765  votos, mas mesmo assim não foi eleito, em função do quociente partidário. O índice de 50% de renovação é falso, cabendo considerar apenas 40% descontando a eleição da esposa de Manato.
Porém dos 4 novos, nem todos são novos: Lauriete, cantora gospel, foi eleita deputada federal em 2010. Não disputou 2014, mas voltou a se candidatar agora em 2018, sendo eleita, ainda que em 9º lugar. Amaro Neto é um semi-novo. Apresentador de TV, em programas de cunho policial, foi eleito, pela primeira vez, deputado estadual em 2014, obtendo a maior votação. É um "tipo Datena". Concorreu à Prefeitura de Vitória em 2016, mas foi derrotado em segundo turno por Luciano Rezende. Da Vitória é tradicional político capixaba, concorrente derrotado por duas vezes no pleito para Prefeito de Colatina, mas eleito várias vezes deputado estadual. Felipe Rigoni, não conseguiu ser eleito vereador de Linhares, em 2016, mas agora foi o segundo mais votado para a Câmara dos Deputados, superando Helder Salomão e Sérgio Vidigal, já tradicionais políticos com forte base local. Rigoni, jovem, deficiente visual, um dos líderes estaduais do movimento RenovaBR, representa uma efetiva renovação política. Teriamos então uma renovação efetiva de 10%, mas se considerarmos a emergência de uma nova geração de políticos, teriamos uma renovação do quadro político de 20%: Amaro Neto (41 anos), Felipe Rigoni (27). 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...