Estratégia bem sucedida

Estratégia é elemento de guerra. 
Um grupo ou sociedade em guerra, precisa ter inimigo visível para se fortalecer junto aos seus. 
Com o combate ao inimigo ganha adeptos.
Bolsonaro, com a sua formação militar e tendências autoritárias, percebeu a existência de um anti-petismo dentro de parte da sociedade brasileira e o transformou no inimigo.
Foi favorecido pela reação petista, que sempre seguiu essa estratégia. Bolsonaro reavivou a disputa entre o comunismo e o fascismo, com vantagens. As experiências nefastas do fascismo estão na história de séculos passados. O fascismo hoje é uma idéia, que tem ganho adeptos, mas tem poucos elementos concretos.
Já o comunismo foi caracterizado pelas terríveis situações da Venezuela que, em parte, é caracterizada pela mídia, podendo ser parcialmente contestada, mas a imigração para o Brasil é inegável. 
Da mesma forma que ao longo do século passado, a "direita" apontava a ameaça comunista, com piores condições de vida, Bolsonaro e seus seguidores mostram a Venezuela como o risco iminente da transformação do Brasil, sob regime da esquerda.
Com isso vem vencendo a batalha da comunicação, seja com notícias verdadeiras como falsas. E pode ganhar a guerra no próximo domingo, dia 28 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...