Estratégias para a renovação 80-20

O projeto Renova 80-20 lançado pelo PNBE - Pensamento Nacional das Bases Empresariais, com o objetivo de renovar pelo menos 80% do Congresso Nacional, não vai se concretizar em 208.
O fato de não conseguir o objetivo em 2018 não impede que se continue buscando-o para 2020 e 2022. 
As pesquisas e análises feitas para avaliar as estratégias para a renovação revelaram causas diferentes da que supunham as que foram desenvolvidas e que se mostraram ineficazes.
O corpo político está doente mas o diagnóstico das infecções e das causas não são as aceitas habitualmente.
A pesquisa desenvolvida sobre as eleições parlamentares de 2014 indicaram que, ao contrário do senso-comum, o eleitor vota conscientemente no seu candidato, com expectativas claras: ele vota no candidato que se propõe a ser um despachante dos interesses da comunidade local, junto às autoridades públicas. Para trazer a essa população os benefícios que irão melhorar as condições de vida dela.
O interesse não é individual e sim coletivo. Mas um coletivo restrito, da população de uma comunidade ou de uma corporação: "até onde a vista alcança".

A fonte do problema não está nos políticos ou no sistema institucional: está no eleitor. O eleito que tem o direito de voto. O eleitor que é o agente ativo e que tem uma visão de mundo restrita: que decorre do conhecimento presencial. 

Uma suposição é que ele seria manipulado pelos políticos. Provavelmente uma suposição correta, mas não há clareza sobre como ocorre essa manipulação. Há teorias simplistas que não tem tido o condão de mudar essas manipulações. A mais comum é que o político compra o voto do eleitor. O que é apenas parcialmente verdadeiro e não o fator mais decisivo para a composição da Câmara Federal.

O deputado federal é eleito para intermediar os interesses mais prementes dos eleitores dos seus redutos, em relação aos serviços públicos federais ou de serviços estaduais ou  municipais que dependem de verbas federais.

Para se alcançar uma efetiva renovação as estratégias deverão ter como foco a mudança de visão e comportamento dos eleitores.

A condição fundamental é conquistar o voto do eleitor. 

(cont)








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