Melhorar a economis

A promessa generalizada dos governos, dos políticos, dos formadores de opinião é a melhoria da economia. Mas o que vem a ser isso? Depende... 
Depende de cada pessoa, em relação às circunstâncias da sua vida e esperanças em relação ao seu futuro.
As pessoas querem melhorar as condições econômicas da sua vida.
Significa ter salário e melhoria desse. Significa ter oportunidades de trabalho. Significa menos carestia. Significa ter melhores serviços públicos. Significa ter menos violência. 
Pouco ou nada a ver com a visão dos economistas, para os quais a melhoria da economia está no aumento do PIB,  nas variações do IPC, no superavit primário, na melhoria da produtividade sistêmica, etc (que bichos são esses?).
Os economistas falam de renda. A população chama de salário. Inflação, Indice de Preço ao Consumidor, poucos significam: a realidade é entendida como carestia. Déficit fiscal pode ser traduzida como "está gastando mais que  salário". 
O povo votou em Bolsonaro com a esperança que ele melhore a sua vida econômica: a vida de cada eleitor. Com o PT a vida melhorou, mas depois piorou. Quando melhorou "eles botaram a mão" e não sobrou para nós. 
Pelo menos esse "home" é honesto e vai melhorar a nossa vida. Mas está demorando muito.
Se demorar demais a turma do Lula volta!

(cont)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...