O exército Lorenzeone

Um bando de rejeitados da sociedade, na idade média, rouba o título de um castelo, mas para tomar posse desse precisa de um "principe". O encontram na figura do nobre Brancaleone da Nórcia, que tem pretensões de Dom Quixote, para conquistar propriedade e fortunas para distribuir entre os pobres.
O bando é transformado em "exército de Dom Brancaleone da Nórcia" indo em direção ao "seu" castelo. E na caminhada encontram diversos percalços.
Esse, em resumo, é a história do filme de Mário Monicelli, com Vittorio Gassman, que teve grande repercussão mundial. Tornou-se a imagem de pequenos grupos de sonhadores, sob a liderança de um tipo "Dom Quixote", armados precariamente, lutando pela conquista de poder. 
Essa imagem da "L'armata Brancaleone" me veio à mente, com a notícia de que Onix Lorenzoni, o futuro chefe da Casa Civil, do Governo Bolsonaro, está formando um "exército" com deputados federais não reeleitos, para negociar, no varejo, com os deputados federais - eleitos e reeleitos - que irão compor o "baixo clero" da Câmara dos Deputados.
O baixo clero é formado pela maioria dos deputados federais, eleitos pela suas respectivas bases eleitorais, como despachantes de interesses comunitários, cuja principal preocupação é atender aos seus eleitores e, com isso, garantir a sua reeleição.
São rejeitados ou marginalizados pelo "alto clero", formado pelas lideranças partidárias, que os utilizam como massa de manobra, oferecendo - em troca - o atendimento dos seus pleitos de interesses locais.
Jair Bolsonaro é um exemplo típico de um deputado do baixo clero. Com 28 anos de Câmara dos Deputados, a única vez que tentou alçar voo maior, sendo candidato à Presidência da Câmara, nem o voto do seu filho teve. E nesse tempo todo não se preocupou em entender de economia brasileira. 
O baixo clero comporta 300 ou mais deputados e para a negociação individual, o Governo precisa de uma equipe grande: um exército. 
Onyx Lorenzoni está assumindo o comando desse exército, reunindo um bando de rejeitados pelos eleitores, tanto que não foram reeleitos. Essa é a única condições que os associa, pois são ligados a diversos partidos. 
É esse "exército" de rejeitados que me leva à associação lúdica (oops: de brincadeira) com o Exército de Brancaleone, aproveitando a coincidência de nomes.
(tentei explicar de forma simples - o que para mim é complexa - a associação de L'armata Brancaleone com o Exércio Lorenzeone. Atendendo a pedido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...