O fracasso do projeto Brasil, um país de classe média (2)

O principal motor da ascensão da classe média brasileira não foram os programas diretamente voltados para ela, mas os destinados às populações mais pobres.
Todas as economias com elevadas taxas de crescimento, como ainda ocorre com a China, está ocorrendo na Índia e ocorreu no Brasil, tiveram como motor principal a incorporação ao mercado de consumo, de populações até então vivendo em condições de sobrevivência nas áreas rurais e com inserção apenas residual no mercado organizado de consumo. 
No caso brasileiro, uma primeira leva ocorreu com a migração da população rural para as cidades, promovida por diversos fatores, mas que gerou dois efeitos positivos para a economia: de um lado, trabalhadores continuaram trabalhando no campo, mas morando nas periferias das cidades e passando a serem consumidores urbanos. O símbolo dessa fase é o "boia-fria". De outro geraram mão-de-obra barata para a indústria, para a construção civil e para os serviços urbanos. 
Uma segunda leva ocorreu com a expansão do Bolsa-Família, com a distribuição dos recursos, com poucos intermediários, e deixando livre o uso dos recursos. O mercado se organizou para absorver (ou se apropriar) essa renda adicional, através das vendas de produtos e prestação de serviços pessoais ampliando o mercado de consumo e gerando oportunidades de ascensão econômica para os comerciantes e prestadores de serviços, que se beneficiaram como essa renda adicional.
São eles que formam a principal base da nova classe média. 
E por que esse processo foi descontinuado?

(cont)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...