O maior fracasso dos Governos FHC

Uma visão atual da situação da educação brasileira, como resultado de trajetórias ao longo do tempo, indica um grande fracasso dos Governos FHC, frustrando as expectativas da ocasião.
É comum os governos justificarem suas decisões e ações de que não podem resolver tudo de uma só vez e são estratégias com efeitos de longo prazo.
O longo prazo dos governos FHC é hoje e os resultados não são satisfatórios. Poderá sempre argumentar que não houve continuidade. Mas isso significa que as estratégias foram frágeis. Porque se fossem sólidas, suportariam as alterações pontuais.
FHC teve uma equipe excepcional na área da educação. Ele mesmo era um acadêmico laureado, com amplo conhecimento e experiência em políticas educacionais. Ao seu lado tinha a Dna Ruth Cardoso, outra excepcional figura no campo educacional. E, como Ministro da Educação, o economista Paulo Renato de Souza, contribuindo com a visão macroeconômica do papel da educação. Tendo na sua equipe, como especialista em educação, Maria Helena Guimarães e outras. Diriamos que foi o "dream team" da área das políticas educacionais.

O que temos hoje como herança? As grandes provas nacionais, como o ENEM? E as entregas, os resultados efetivos?

Vou me aprofundar na questão. Por enquanto ficam só as provocações.

(cont)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...