Ocupação territorial e logística

A ocupação de grandes territórios terrestres, em países de grande extensão foi feito através de ferrovias. Isso porque na ocupação inicial era a melhor tecnologia para alcançar grandes distâncias. 
A alternativa era o veículo acionado por animais, principalmente o cavalo. 
Com a primeira revolução industrial a engenharia desenvolveu a ferrovia e através dela o homem ampliou os seus espaços.
Com os avanços tecnológicos posteriores a ferrovia perdeu a exclusividade de ocupação de novos territórios.
Passou a enfrentar a concorrência dos automóveis, caminhões e ônibus, por via rodoviária.
A ocupação do centro-oeste brasileiro, assim como do interior nordestino já foi baseada nas rodovias e não mais nas ferrovias.
Com o aumento da produção de grãos, no cerrado, voltada para exportações, a ferrovia volta a ser uma opção tecnologica. 
Do ponto de vista da engenharia, a ferrovia é a melhor solução tecnológica? Por que?
Subsequentemente: sendo a melhor solução tecnológica, é também a melhor solução econômica?
Atualmente a pergunta é feita em ordem inversa:
dadas as tecnologias disponíveis qual é a melhor solução econômica?

(cont)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...