A ocupação de grandes territórios terrestres, em países de grande extensão foi feito através de ferrovias. Isso porque na ocupação inicial era a melhor tecnologia para alcançar grandes distâncias.
A alternativa era o veículo acionado por animais, principalmente o cavalo.
Com a primeira revolução industrial a engenharia desenvolveu a ferrovia e através dela o homem ampliou os seus espaços.
Com os avanços tecnológicos posteriores a ferrovia perdeu a exclusividade de ocupação de novos territórios.
Passou a enfrentar a concorrência dos automóveis, caminhões e ônibus, por via rodoviária.
A ocupação do centro-oeste brasileiro, assim como do interior nordestino já foi baseada nas rodovias e não mais nas ferrovias.
Com o aumento da produção de grãos, no cerrado, voltada para exportações, a ferrovia volta a ser uma opção tecnologica.
Do ponto de vista da engenharia, a ferrovia é a melhor solução tecnológica? Por que?
Subsequentemente: sendo a melhor solução tecnológica, é também a melhor solução econômica?
Atualmente a pergunta é feita em ordem inversa:
dadas as tecnologias disponíveis qual é a melhor solução econômica?
(cont)
Ver o que não é mostrado - Enxergar o que está mostrado Ler o que não está escrito Ouvir o que não é dito - Entender o que está escrito ou dito
Assinar:
Postagens (Atom)
Lula, meio livre
Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...
-
Carlos Lessa - ex presidente BNDES As políticas públicas verticais focam partes ou setores específicos da economia, tendo como objetivo ...
-
Paralelo 16 é uma linha geográfica que "corta" o Brasil ao meio. Passa por Brasília. Para o agronegócio significa a linha divi...
-
A agropecuária brasileira é - sem dúvida - uma pujança, ainda pouco reconhecida pela "cultura urbana". Com um grande potencial de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário