Ponto forte e fraco de Bolsonaro

O ponto forte de Bolsonaro são as suas convicções e a segurança com a qual as defende. E o para o que não sabe tem a figura do Posto Ipiranga.
Bolsonaro é um machão típico e com a sua candidatura fez "sair do armário" vários machões enrustidos que estavam envergonhados em assumir o seu machismo e tratamento discriminatório das mulheres.
A sua base eleitoral é o machista, declarado ou ainda disfarçado.
Se na defesa do armamento da população, na educação militar e em outros pontos principais da sua campanha ele mostra o que é, em relação ao tratamento desigual das mulheres ele não quer mostrar o que é.
Para não perder o voto das mulheres bonitas que correm o risco de serem estrupadas por "provocarem os homens", "as gostosas querem ser comidas". Esse é o ideário dos bolsonaristas. As feias não precisam se preocupar. Segundo ele "não merecem ser estupradas". 
Acha que a mulher é um "ser inferior" e não pode ter os mesmos direitos e remuneração que o homem no trabalho. 
Mas como ele não quer mostrar o seu "machismo" empedernido, procura mostrar o que não é.
Atacado por um homem, ele consegue se safar.
Confrontado "cara a cara" com uma mulher decidida, a vontade dele é "sair no braço" ou na ofensa pessoal. Como não pode reagir dessa forma, em público, se desconcentra, como ocorreu no debate na televisão.
Confrontado por Marina Silva a sua reação seria de xingamento e ofensa pessoal. Mas teve que se controlar e passou uma imagem de fraqueza. A pior coisa que pode acontecer a um "machão". 
Atacá-lo no que ele acredita e se mostra como tal, só o fortalece. 
O seu ponto fraco está em querer se mostrar o contrário do que ele efetivamente é. 
Depois do embate com Marina Silva, que desnudou o seu ponto fraco, ele só tem duas alternativas: assumir o machismo e buscar os votos de todos eles, declarados ou enrustidos e abandonar a veleidade de ter o voto das mulheres. Ou se converter - efetivamente - o que é pouco provável. 
Tem mostrado capacidade de transformar o limão em limonada. Mas o limão do machismo vai ser difícil transformar em uma bebida tomável. 
Se tiver essa competência, assegurará um lugar no segundo turno. Caso contrário irá ladeira abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...