domingo, 21 de julho de 2019

Estratégia intuitiva e equivocada


A indicação do filho Eduardo para a Embaixada Brasileira em Washington faz parte de uma estratégia para fortalecer a direita no mundo e ter Eduardo como o líder sulamericano dessa direita.
Não é uma estratégia estudada, mas intuitiva e baseada numa percepção equivocada de Bolsonaro de uma oportunidade histórica. Para ele a oportunidade está na vacância da Embaixada do Brasil nos EUA, no seu alinhamento irrestrito com Trump, na aparente simpatia deste com o pai e com o filho e do fato de que Eduardo completou a idade mínima.  Para Jair, o momento é agora ou não se sabe quando. Talvez nunca.
Só que a sua visão de oportunidade não coincide com a da sociedade e do Congresso.
Não articula os apoios dentro do Congresso, por acreditar que a pressão popular será suficiente para convencer os parlamentares a votar a favor das suas propostas, uma vez que foi eleito pelo povo. É o vencedor.
Mas esse mesmo povo elegeu 513 deputados federais e 54 Senadores, em 2018.
Bolsonaro, com mais uma declaração infeliz, carregada de preconceito, se indispôs com os Governadores e os políticos do Nordeste. Os quais foram igualmente eleitos e são também vencedores.
Pelo seu simplismo de raciocínio, desconsiderou que só o Nordeste conta com 24 senadores. São votos importantes para aprovar ou rejeitar a indicação de Eduardo.

Bolsonaro acha que na Presidência ele deve continuar sendo o homem simples, de conhecimentos limitados, como sempre foi, adotando os preconceitos e reações emocionais das pessoas simples. Porque foi eleito dentro dessas condições.
Não é o que acha o Congresso pala maioria dos seus integrantes. Eles também são vencedores. Os perdedores não chegaram lá. 
São os representantes do povo no Congresso que tentam impedir que, o modelo Bolsonaro de governar, leve o país a uma deterioração sucessiva e que ele vá deixar o país numa situação muito pior do que encontrou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...