quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Agornegócio e indústria

Agronegócio é muito mais que agropecuária. Essa é base - hoje com grande capacidade produtiva e motor da economia brasileira.


A importância do agronegócio está na sua cadeia produtiva, dentro da qual a indústria tem participação relevante. Igual ou até superior que a produção das matérias primas.

A grande agropecuária brasileira é altamente avançada tecnologicamente e é a principal demandante da indústria 4.0. O trator autônomo já é realidade, operando em fazendas brasileiras.

O confronto entre a agricultura e indústria é falso. Não há porque permanecer na contraposição de que o Brasil precisa se industrializar e não ser um produtor de commodities.

O Brasil tem que aproveitar a sua capacidade e competitividade na produção de commodities para transformá-los em produtos processados industrialmente, mantendo a competitividade internacional.

A oportunidade de reindustrialização brasileira está na transformação de suas commodities, incorporando os avanços da Industria 4.0.

As entidades representativas da agropecuária e da indústria precisam se unir para aproveitar a condição já conquistada do Brasil, como celeiro do mundo para tornar o Brasil:

  • alimentador do mundo;
  • maior supridor de combustíveis de fontes renováveis;
  • maior supridor de fibras naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...