Bolsonaro termina o seu mandato? Como estará Jair Bolsonaro no final do ano?
Um primeiro cenário, "Bolsonaro, Presidente efetivo", na narrativa bolsonarista não há qualquer dúvida. Bolsonaro estará firme e forte na Presidência, no final do ano.O Governo teria começado titubeante, mas agora Jair Bolsonaro assumiu plenamente a Presidência, impõe a sua pauta e pensamento e o Governo segue agora disciplinadamente as diretrizes definidas pelo Presidente.
Mantém o apoio popular, com viés de alta e a economia irá voltar a crescer com a reforma da previdência.
O segundo cenário seria "Rainha da Inglaterra". A ala militar preocupada com a perda gradativa da popularidade e aprovação, resolve tutelar mais intensamente o Presidente, cerceando as suas manifestações intempestivas e exigindo que ele controle os filhos. A ala militar assume plenamente a coordenação das atividades governamentais, mitigando o caráter ideológico de muitas áreas.
Jair Bolsonaro segue como presidente, mas tutelado, sem poder efetivo de governo.
O terceiro cenário se baseia na percepção pela ala militar de que Jair Bolsonaro é intutelável, incontrolável e indisciplinado, como sempre foi. Também não consegue controlar os filhos e os usa como seu porta-voz pessoal.
Diante da piora na situação econômica, colocando em risco o sucesso do governo e aumentando a perspectiva de volta do PT,
nas próximas eleições, a ala militar pressiona para que ele renuncie: "pede para sair". Se resistir, deixará ao Congresso a função de retirá-lo, sem defendê-lo. Por similitude é o cenário "Jânio ou Dilma?"
Nenhum comentário:
Postar um comentário