quinta-feira, 21 de março de 2019

Um governo melhor que o Presidente

A pesquisa do IBOPE de opinião da população sobre o Governo, indica que a população tem uma visão do governo melhor do que do Presidente. O saldo da avaliação do Governo, apesar da queda a partir dos dados iniciais de janeiro, é positivo em 10 pontos, ao subtrair das opiniões ótimo e bom, as opiniões ruim/pessimo. 
Apesar da crítica de analistas e de líderes políticos que querem que Jair Bolsonaro assuma efetivamente o governo, a população - ainda majoritariamente - "aprova a maneira como o Presidente Jair Bolsonaro está governando o país". 51% aprovam e 38% desaprovam. O saldo é positivo em 13 pontos. Acima do índice de avaliação do Governo.
Considerando apenas os números, esses dizem que a população acha que Jair Bolsonaro está governando bem, mas as entregas efetivas do Governo estão abaixo do nível de governança.
O elemento crítico da avaliação de Jair Bolsonaro, no entanto, está no grau de confiança da população em relação a ele. 
A partir de 62% da população que confiava nele, em janeiro de 2019, muito acima dos que nele votaram, contra 30% que não confiavam, com um saldo positivo de 32 pontos, chega em março com 49% que confiam, portanto já minoria e 44% que não confiam, com um saldo positivo de apenas 5 pontos. Dada a tendência, a menos de uma grande virada, Jair Bolsonaro corre o risco de chegar aos 100 dias no cheque especial, com saldo negativo de confiança.
Com perda de confiança da população, o seu principal ativo político, corre o risco de não conseguir aprovar a Reforma da Previdência, mesmo desidratada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...