segunda-feira, 29 de junho de 2015

A mídia parcial

Os petistas reclamam, com razão, da parcialidade da mídia que dá ênfase às doações ao PT. Despreza ou omite as contribuições da mesma UTC aos candidatos adversários, incluindo os tucanos.
As doações formais, não surgiram agora na delação premiada. Estão no Tribunal Eleitoral e foram fartamente divulgadas pela mídia. Foram notícias na ocasião. E envolvem doações da Odebrecht, Andrade, Camargo e outras, incluindo a UTC para diversos candidatos.
A informação é requentada, mas como notícia não. A notícia é que "o homem mordeu o cachorro". É o que está na delação premiada. Não importa se requentada. No contexto tornou se notícia. A informação das demais doações corresponde ao "cachorro mordeu o homem". É um simples dado.
As doações ao PT e à base aliada são notícias. As para os outros, mera informação.  
A mídia vive de notícias não de informações.

Rui Falcão, o presidente do PT é jornalista, foi diretor da revista Exame e sabe bem a diferença entre notícia e informação. Ele deveria explicá-la aos seus correligionários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...