O maior sinal de retomada da economia será dado por um fato corriqueiro da vida das pessoas: o preço do pãozinho.
O pãozinho é produzido com o trigo que é quase que totalmente importado. Teve uma elevação dos preços em dólar, acrescido no mercado interno com o dólar chegando a R$ 4,00. E teve ainda a redução dos subsídios.
Agora com a queda do dólar, os preços finais podem ficar menores. Mas a baixa é retardada pelas estratégias de precificação dos comerciantes e demais integrantes da cadeia produtiva.
Quando o dólar sobre, o comerciante antecipa o aumento de preços porque vai ter que repor o estoque a preços maiores. E lucra um pouco mais com a venda do estoque comprado a preços menores. Quando o dólar cai ele retarda a redução para desovar o estoque comprado a preços maiores.
A. redução não vai ocorrer por interferência governamental. Pela dinâmica do próprio mercado e comportamento do consumidor. Se ele for buscar a compra na padaria onde estiver mais barato,o concorrente também irá baixar para não perder o cliente. Ou adotar estratégias inovadoras.
O pãozinho mais barato poderá ser o atrativo para atrair a clientela para a compra da mortadela.
Uma das fontes para orientação do consumidor serão os sindicatos.
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