quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Investimentos da Petrobras

Os números apresentados pelo novo Plano de Investimentos da Petrobras, agora sob nova direção, indicam uma profunda inflexão nas estratégias até então escolhidas pelos governos petistas.
O objetivo principal é o restabelecimento da saúde econômico financeira da empresa, reduzindo o seu endividamento e excessiva alavancagem.
Para isso a principal proposição é a contenção dos investimentos, mantendo-os suficientes para evitar a queda da produção. Não mais a pretensão de transformar o Brasil numa potência petrolífera.

É um nível de produção que fica na "margem de erro" da autossuficiência estatística.

Por outro lado, a profunda contenção nos investimentos na área de refino, indica também o abandono do objetivo de processar todo o petróleo nacional, independendo da importação de derivados.

O déficit da conta petróleo deverá continuar e será crescente com a retomada da economia.

O terceiro ponto fundamental da estratégia é a concentração no seu "core business", a produção de petróleo, reduzindo ou abandonado atividades complementares. Está reduzindo a sua participação no transporte de produtos, principalmente nos gasodutos e se retirando da produção de biodiesel.

Ainda não é uma nova Petrobras, mas o Plano de Negócio para o período 2017-2021 indica um novo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...