Assumindo que os três pilares básicos da agenda de 2018 sejam esperança, honestidade e não desperdício (austeridade), tanto os veteranos como os novatos se apresentarão perante os eleitores com mensagens sobre os mesmos tentando sensibilizar os seus corações, mentes e, com isso, obter o seu voto.
Os veteranos se apresentarão com os seus feitos anteriores a favor da melhoria de vida dos seus eleitores e prometendo ampliar a sua atuação a favor deles. A esperança está em pequenos atendimentos locais, seja o atendimento mais rápido dos postos de saúde, a obtenção de vagas em creche, matrícula em escola pública, ou a promessa de novos investimentos em unidades escolares, de saúde ou de segurança pública.
As mensagens de austeridade vão no mesmo sentido de combater o desperdício e desvio de recursos públicos e garantir que esses cheguem ao cidadão na forma de maiores e melhores serviços públicos.
A reação inconsciente do eleitor, principalmente o de menor renda e escolaridade, não é ao caráter ético da "roubalheira", mas o sentimento de que é ele que está sendo roubado.
Por que a polícia não chega? A polícia alega que cortaram as verbas e eles estão sem dinheiro para consertar as viaturas. O cidadão pode interpretar que alguém ficou com o dinheiro destinado aos consertos.
As mensagens dos veteranos será o mais tradicional mantra de "mais recursos públicos". Mais dinheiro público para educação. Mais dinheiro para saúde pública e assim por diante.
As mensagens dos novatos - como já foi adotado, com sucesso, por João Dória - poderá ser gestão. Ou a alternativa da mensagem "mais com menos". Serão promessa de melhor uso dos recursos públicos para ampliar e qualificar os serviços públicos em benefício dos cidadãos, dos eleitores.
A proposta é de gestão, mas até que ponto a mensagem terá credibilidade para o eleitor se sensibilizar e votar no candidato novato? A mensagem pelo veterano só terá credibilidade se ele tiver comprovação de resultados.
Esse fator irá favorecer Prefeitos Municipais com gestão bem sucedida e reconhecida pelos seus eleitores.
Ver o que não é mostrado - Enxergar o que está mostrado Ler o que não está escrito Ouvir o que não é dito - Entender o que está escrito ou dito
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Lula, meio livre
Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...
-
Carlos Lessa - ex presidente BNDES As políticas públicas verticais focam partes ou setores específicos da economia, tendo como objetivo ...
-
Paralelo 16 é uma linha geográfica que "corta" o Brasil ao meio. Passa por Brasília. Para o agronegócio significa a linha divi...
-
A agropecuária brasileira é - sem dúvida - uma pujança, ainda pouco reconhecida pela "cultura urbana". Com um grande potencial de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário