sexta-feira, 6 de outubro de 2017

A pergunta errada

O sempre brilhante jornalista Fernando Gabeira, faz a pergunta errada: "Quanto tempo os políticos brasileiros vão levar para entender que o jogo acabou?"
Enquanto estiverem jogando o mesmo jogo, com o apoio da torcida que os reelege sucessivamente ou elege os seus sucessores, da mesma laia, o jogo não terminará. Ou como dizia o lendário Vicente Mateus, "o jogo só termina quando acaba".

Quem pode mudar o jogo não são os políticos, mas os eleitores, que podem tirá-los do campo. Que podem não escalá-los para o jogo em Brasília.

A pergunta correta é "quanto tempo os eleitores brasileiros vão levar para entender que não devem eleger os mesmos políticos brasileiros?".

E a pergunta complementar: o que e como fazer para que os eleitores entendam? 
O alvo das mudanças não são os políticos, mas os eleitores. E não vão ser os políticos que vão mudar as cabeças e corações dos eleitores.

Um comentário:

  1. O que nos leva à seguinte pergunta: o que querem os eleitores brasileiros? Melhor ainda, os eleitores brasileiros querem o quê de seus políticos?

    ResponderExcluir

A vontade do Soberano submetida ao Senado Federal

O anúncio pelo Presidente Bolsonaro da indicação do filho Eduardo para a embaixada do Brasil nos EUA, decorre do voluntarismo do soberano, o...