Os serviços puros, ou sejam, os que dependem essencialmente do trabalho humano, representam uma parcela significativa do PIB porque os consumidores compram ou usam. De toda forma, os prestadores de serviços recebem uma renda pelos serviços que prestam e a soma do conjunto integra o PIB.
Os prestadores de serviços empregam trabalhadores e os gastos deles realimenta o consumo, tanto de bens como de serviços.
A redinamização da economia poderia ocorrer pelos gastos adicionais das pessoas, com serviços. A pergunta inicial é de onde viriam os recursos para esses gastos adicionais? Ou se é da renda atual, que gastos seriam prejudicados?
O mecanismo usual para antecipar gastos e dessa forma dinamizar o circuito econômico é o crédito. Como financiar as atividades de serviços? Como através do financiamento dos serviços dinamizar a economia?
O carnaval de rua em São Paulo, nesta temporada, mostrou um gasto adicional dos paulistanos na cidade. Teria incrementado a economia local, embora não no valor superestimado de 400 milhões de reais anunciado pela Prefeitura. No que foram gastos, o que movimentou a economia? Qual teria sido o efeito renda? Ou seja, o efeito secundários dos que receberam o dinheiro gasto pelos foliões?
Os gastos com lazer podem ter um efeito econômico positivo. Mas para isso é preciso vencer os preconceitos gerados pelos industrialistas de que só a compra de bens gera efeitos econômicos positivos.
Ver o que não é mostrado - Enxergar o que está mostrado Ler o que não está escrito Ouvir o que não é dito - Entender o que está escrito ou dito
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Lula, meio livre
Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...
-
Carlos Lessa - ex presidente BNDES As políticas públicas verticais focam partes ou setores específicos da economia, tendo como objetivo ...
-
Paralelo 16 é uma linha geográfica que "corta" o Brasil ao meio. Passa por Brasília. Para o agronegócio significa a linha divi...
-
A agropecuária brasileira é - sem dúvida - uma pujança, ainda pouco reconhecida pela "cultura urbana". Com um grande potencial de ...
É esse preconceito idiota de que um produto tem de ser manufaturado em uma fábrica, com matéria-prima palpável, com o consumo de energia e água e com a poluição da atmosfera e do meio-ambiente para merecer o adjetivo "industrial" que nos leva ao sub-aproveitamento de nosso potencial turístico de forma integral e planejada. Miremo-nos no exemplo dos EUA, da França, da Itália, da Espanha, que têm receitas turísticas anuais da ordem de dezenas de bilhões de dólares. Nós somos batidos por Cingapura, uma pequena cidade-estado insular.
ResponderExcluirAlguém já deveria ter-se dado conta de que a diversão - praia, passeios, carnaval - é algo sério, e como tal deve ser tratada.
Desculpe-me não ter respondido antes, mas foi por incompetência. Só agora descobri, por conta própria, como responder as comentários. Os anteriores foram com a assistência do meu filho.
ExcluirJá tratei do assunto posteriormente, mas voltarei a esse. Obrigado.