Todos serão favoráveis a melhorar o transporte coletivo, em detrimento ao transporte individual, mas com visões e prioridades diferentes.
Alguns priorizarão o metrô, que é uma forma de escape para fugir das opções em relação ao sistema ônibus. O metrô não é responsabilidade municipal, ônibus é.
Com relação a esse, listamos as principais opções, que são analisadas em detalhe no artigo (acessível na coluna à direita, com o mesmo título)
- Modernização do sistema de transporte coletivo envolvendo:
- criação de uma rede de VLTs, sendo a prioritária, em torno do corredor Av Faria Lima, Av. Berrini, Av. Chucri Zaidan até a Chácara Santo Antonio;
- assunção e conclusão pela Prefeitura Municipal da linha ouro do metrô, em monotrilho;
- substituição dos corredores convencionais por linhas de BRT;
- ampliação da frota de ônibus com ar-condicionado.
- Priorização, estruturação e expansão da rede de corredores de ônibus, reservando-os exclusivamente para linhas tronco, com alimentadores nos terminais;
- priorização para a expansão quilométrica das faixas de ônibus, com baixo investimento;
- manutenção das linhas de bairros, com utilização dos corredores e faixas de ônibus.
- com relação ao sistema de cobrança:
- manter e aperfeiçoar o sistema existente, com expansão do bilhete único, mas mantendo o cobrador nos veículos;
- eliminar a cobrança dentro do veículo;
- com relação ao sistema tarifário:
- manter o sistema de tarifa única, com os descontos para estudantes, idosos e outros previsto em lei federal;
- estabelecer descontos para usuários de linhas locais, que não acessam os corredores;
- implantar a tarifa zero (ou passe livre), de forma total ou parcial.
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