sábado, 19 de outubro de 2019

Superar a visão monáruica

Tem solução para a crise Bolsonaro x PSL?
Tem, apesar de ser muito difícil.
A dificuldade está na natureza dos Bolsonaros, que se acreditam no poder ungido por Deus e não pelo povo. É uma visão monárquica.

Você está a meu favor ou contra mim?

O que leva a esse posicionamento. O fundamental: ganha ou perde.

Bolsonaro está convicto de que ganha a parada. Os que ficarem com ele, seriam agraciados. Os contrários sofreriam as penas da "traição".

Mas os contrários acham que o traidor é o próprio Bolsonaro, que vem abandonando sucessivamente os seus velhos companheiros e amigos. 

Primeiro, largou Bebianno, que foi fundamental para a sua eleição. Foi ele que costurou o arrendamento do PSL e articulou uma resistência no Norte, Nordeste, para que a diferença de votos a favor no PT na região não anulasse a vantagem do sul/sudeste.

Para ficar com filho Carlos, na desavença com Bebianno o descartou. Que educadamente se retirou, mas depois voltou  a artilharia contra o antigo amigo, acusando-o não só se abandonar o soldado, como atirar por trás.

Por pressão dos filhos, defenestrou o velho amigo, companheiro de muitas jornadas, General Santos Cruz, porque teria maior influência pessoal junto ao Presidente.

Por mais uma pressão do príncipe Eduardo, quer assumir o comando do PSL, quer retirar o "dono do partido" Luciano Bivar. 

Está pressionando pessoal e diretamente os deputados do partido para tirar, de imediato o líder Delegado Waldir, outro companheiro de velha data, pelo filho. 

A sua dificuldade de conseguir a adesão está na sua confiabilidade ou falta de confiabilidade. O que garante ao aderente de que no próximo passo, não será perseguido como ele fez com os anteriores citados e agora com o Delegado Waldir, com a ex-lider do Governo Joice Hasselmann? 

Todos sabem que terão total apoio, até que tenham alguma desavença com os príncipes. Para o papai Jair, eles estão e estarão sempre em primeiro lugar, qualquer que seja a circunstância. Todos os oponentes deles serão afastados.

Jair não vai mudar. É da sua natureza, consolidada e vai usar da desculpa comum: "não vou mudar depois de velho". 

Quem tem que mudar e tem espaço para tal são os filhos Flávio e Eduardo. Carlos, aparentemente, não tem cura.

Já Flávio e Eduardo são mais políticos e das suas habilidades e paciências, dependerá a superação da crise e da permanência dos Bolsonaros no poder. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...