Pular para o conteúdo principal

Aceleração e frenagem do desenvolvimento

O resultado do PIB de 2017 indica que o desenvolvimento da economia brasileira foi acelerada pela agropecuária e freada pela construção civil. No conjunto é uma velocidade lenta.

A principal demora está na recuperação dos gastos familiares, tanto do consumo imediato, como dos investimentos.

O consumo de bens correntes já se recuperou, mas ainda não se forma sustentável. Mantém-se instável.
Já as aquisições de bens duráveis, incluindo os imóveis ainda estão em compasso de espera. Os gastos iniciais serão na reposição dos equipamentos domésticos e nos automóveis, cuja renovação foi adiada com a crise.

A principal diferença da recuperação atual com as anteriores é que os motivos da crise 2014-2016 foi a saturação do mercado interno, com a perda de eficácia dos mecanismos artificiais praticados pelos Governos para tentar sustentar a sua vitalidade. Gastaram mais do que podiam, mas apenas conseguiram fazê-lo sobreviver,

O mercado interno brasileiro, como está conformado atualmente, em fase de recuperação, mas ainda na UTI ou CTI, mantido por aparelhos, não terá condições de puxar o desenvolvimento econômico.

Isso só ocorrerá com a eventual incorporação de uma imensa população brasileira, estimada em cerca de 50 milhões de pessoas, com baixissimo poder aquisitivo, ao mercado de consumo. 

Foi com a incorporação de uma imensa população fora do mercado, ao mercado que a economia chinesa apresentou taxas de crescimento do seu PIB, perto de 10% ao ano. É dessa forma que a India vem crescendo a taxas em torno de 7% ao ano.

A receita está ai. A questão é como fazer, na prática. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cisma no clube da luluzinha

Em todas as grandes (e mesmo médias) empresas dominadas pelos executivos homens, as mulheres que alcançam os postos gerenciais tendem a se relacionar entre si, formar grupos entre elas seja para trocar conversas sobre as famílias, como sobre os demais gerentes e sobre o que ocorre ou acham que ocorre na empresa. Formam uma espécie de clube da luluzinha, em contraposição aos diversos clubes dos bolinhas, que se formam em muito maior número. 

Dentro da Petrobras, uma grande empresa com as características acima citadas, com o corpo gerencial e diretivo com predominância de homens, é natural que as poucas gerentes mulheres formassem o "clube da luluzinha". Duas se destacaram e subiram aos altos postos gerenciais: Maria das Graças Foster e Venina Velosa da Fonseca. Esta última preocupada com o rumos de operações "heterodoxas" buscou apoio na colega, contando-lhe das suas preocupações e suspeitas. Ela era a confidente a quem tratou das questões de forma cifradas. Colocou …

Políticas econômicas horizontais e verticais

As políticas públicas verticais focam partes ou setores específicos da economia, tendo como objetivo desenvolvê-los, mediantes estímulos e benefícios fiscais. São caracterizados como políticas industriais. Na realidade são políticas setoriais. A denominação industrial vem da tradução de "industry" que equivale a setor e não à indústria. É a política preferida dos estruturalistas ou agora heterodoxos, porque se tornaram minoria, contra  o domínio dos monetaristas. 

Esses defendem as chamadas políticas horizontais, com mecanismo de aplicação genérica, deixando ao mercado utilizar melhor tais condições.

Um caso típico é a política tributária. Os ortodoxos pregam formas de tributação genérica, aplicável igualmente a todos os setores da economia, com as mesmas alíquotas e regras. Pode haver diferenciação por faixas de valor, mas não por setores.

Já os estruturalistas querem a aplicação de condições diferenciadas para os setores que o Estado deseja promover e desenvolver. Essa difere…

Transformar a produção agrícola em alimentos para o mundo

A agropecuária brasileira é - sem dúvida - uma pujança, ainda pouco reconhecida pela "cultura urbana". Com um grande potencial de desenvolvimento, diante do crescimento da demanda por alimentos pelo mundo, tem feito um grande esforço de marketing para ser reconhecido. Conta com o apoio da Rede Globo que tem feito uma persistente campanha na televisão sobre "Agro é tech, agro é pop, agro é tudo". Contestada nas redes sociais onde os "ambientalistas" dominam.

A idéia ou lema do "Brasil celeiro do mundo", sintetiza a posição da agropecuária, que acaba tendo uma resistência inconsciente por parte da sociedade urbana que não quer ser dominada pelo campo. 

Do ponto de vista macro econômico a contribuição da agropecuária para o PIB é pequena, por que está no início da cadeia produtiva. Somando o restante dessa cadeia a participação é estimada em cerca de 20%. Mas ai, a agropecuária representa apenas 25% do PIB do agronegócio, com a indústria representand…