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O papel da micro, pequena e média empresa

As micro, pequenas e médias empresas são incensadas pela sociedade em função das oportunidades para as pessoas e por identificarem significativos vencedores. São os que deram certo como empreendedores.
As MPMEs são símbolos do empreendedorismo e do sucesso pessoal. 


O principal campo para elas é o de trabalharem como terceiras das grandes e mega empresas, desenvolvendo trabalhos especializados.

Um segundo é o de trabalhar diretamente com os consumidores finais, no mercado do B2C (business to consumer) ou com produtos voltados para o consumo. Podem ser pequenos empreendimentos locais, que atendem a um mercado restrito, ou "start ups".

Um terceiro campo é o dos consórcios de empresas de pequeno porte para atuar no mercado internacional. 


A partir dessas circunstâncias, existem duas posições básicas em relação ao empreendedorismo de pequeno porte:
  1.  estabelecer políticas pública de apoio público prioritário para os empreendimentos de pequeno porte, inclusive como fator de dinamização da economia;
  2. não estabelecer políticas econômicas específicas para os empreendimentos de pequeno porte, mas aceita-los como instrumentos de política social, principalmente para sustentação das ocupação laboral.

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