quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Os responsáveis pela desindustrialização

 Os principais responsáveis são os próprios industriais que reagem de forma equivocada aos desafios, às circuntâncias. Por distorções culturais históricas. 

Ao longo de todo o processo de industrialização sempre se orientou ou foi orientado a ficar voltado para o mercado interno, ao contrário dos fazendeiros de café e depois de outras commodities agrícolas a se voltar para o exterior.

O projeto nacional sempre foi o de uma industrialização voltada para o mercado interno e liberar-se da dependência de commodities. 

Mas para isso seria necessário que a indústria fosse também exportadora, independendo das receitas cambiais geradas pela commodities. 


Porém com a renda externa gerada pela commodities, a indústria se acomodou e, mesmo com a reclamação dos industriais, usou e abusou das cambiais  para aumentar as importações.

A indústria brasileira, com grande participação das multinacionais foi transformada em montadora final de produtos internacionais para o mercado interno.

Inseriu-se nas cadeias produtivas globais, apenas numa direção, a de comprador. Não de supridor.

Dessa mudança resultaram dois indicadores macroeconômicos: a participação relativa da indústria dentro da formação do PIB foi caindo, lenta, mas sucessivamente e o superavit comercial virou negativo em 2014,  depois de sucessivos resultados positivos. E a maior parte do déficit foi gerado pela indústria.

A reação da indústria não foi a de exportar mais, mas de importar e produzir menos. Os resultados cambiais voltaram a ser positivos, mas como decorrencia de queda das importações, de forma mais intensa do que das exportações.

A indústria brasileira em vez de se sentir beneficiada com a desvalorização do real, sente-se prejudicada. E tem  mil e uma explicações, de porque não reage com exportações. 

Usando os mesmos argumentos anteriores de que a indústria brasileira não é competitiva mundialmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...