quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Por que o Brasil está fora do TPP?

O Brasil ficou fora do Acordo Trans-pacífico firmado por 12 paises, liderados pelos EUA e Japão. Não por estar fora do Pacífico, por omissão ou por incompetência, mas por opção deliberada. 
O Brasil recusa-se a estabelecer acordos com paises industrializados, por viés ideológico e usa o Mercosul com desculpa.

Para  proteger a sua indústria o Governo mantém tarifas alfandegárias elevadas e restrições para tentar conter a invasão de industrializados dos países mais desenvolvidos. 
Se forem feitos acordos o Brasil teria que reduzir ou até abolir as tarifas, melhorando a competitividade dos produtos externos em relação aos brasileiros. 
O resultado seria um aumento de importações e uma pressão maior sobre as contas externas. Provocaria fechamento de indústrias e desemprego.
Em contrapartida o Brasil poderia colocar os seus produtos nos demais países, porque também não teria a barreira de tarifas alfandegárias, assim como restrições tributárias e outras.

Mas não tem interesse em exportar os seus industrializados.

Por essa visão unilateral ao Brasil só interessa acordos com países menos industrializados, cujo volume de produtos manufaturados afetaria pouco à produção nacional.  

A sociedade brasileira precisa escolher qual o modelo de participação que ela quer para a sua economia, no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A vontade do Soberano submetida ao Senado Federal

O anúncio pelo Presidente Bolsonaro da indicação do filho Eduardo para a embaixada do Brasil nos EUA, decorre do voluntarismo do soberano, o...