- um enorme rombo nas contas públicas federais;
- uma cultura de gastança que contaminou as finanças estaduais e municipais
- a não priorização dos gastos: tudo era prioritário e tudo ganhava mais recursos.
Gastou-se por conta de um futuro prometido como róseo e seguro, apesar de baseado num líquido negro. O pré-sal seria a redenção total da pobreza e alçaria o Brasil às primeiras posições na classificação do campeonato das maiores economias mundiais.
O pré-sal mostrou-se uma grande ilusão. Um delírio, vendido como sonho e que se transformou em pesadelo. Hoje se sabe que a real motivação não era a autossuficiência em petróleo e a construção de uma grande nação brasileira, mas o financiamento de um projeto de poder, para garantir 20 ou mais anos continuados de poder.
O preço internacional do petróleo despencou. Com isso a receita da produção do petróleo do pós-sal na bacia de Campos, também caiu e afetou os royalties dos Estados e Municípios.
Os mais afetados foram os Estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Entraram em colapso e estão em "estado de guerra".
Os mais afetados foram os Estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Entraram em colapso e estão em "estado de guerra".
O GOVERNO " DILMA" foi um desastre de ponta à ponta !!!!!!!!!! Que triste para nós, para o Brasil que tinha uma tênue esperança ......,, !!!!!!!!
ResponderExcluir