Pular para o conteúdo principal

A estrutura do agronegócio

O agronegócio vai muito além da produção no campo. 
Para efeito de análise podemos desdobrar em três:

  • agro-rural (com perdão pelo pleonasmo);
  • agroindústria;
  • agro-serviço.

O agro-rural, por sua vez, pode ser dividido em lavoura, pecuária e florestal. 
A agroindustria se caracteriza pelo uso que dará às matérias-primas, podendo ser destinadas a alimentação, energia ou a bens derivados da madeira. 
Pode ainda ser desdobrada em processamento primário ou manufatura. No primeiro caso irá gerar ainda commodities, insumos de processamentos mais desenvolvidos. Envolvem, por exemplo, o açúcar e o etanol, com o processamento da cana, as carnes "in natura", a celulose e outras. 
A agroindústria envolve ainda um terceiro segmento que é o de suprimento de insumos, máquinas e equipamentos para a produção rural, assim como para as demais fase do agronegócio. 
Os insumos para a produção rural envolvem os elementos químicos como fertilizantes, defensivos e outros, de produção industrial. Também se incluem nesse segmento as as máquinas agrícolas, cada vez mais sofisticadas. Atualmente há um grande avanço no suprimento de tecnologias, o que estaria no campo do agro-serviço. Não mais na agroindústria.
Máquinas e equipamentos para a produção alimentar, energética ou madeireira, com o uso dos insumos do agro-rural são parte importante da agroindústria.

O agro-serviço compreende uma gama imensa de subsetores, correspondendo - do ponto de vista dos valores adicionados - metade do pib do agronegócio.
Os principais segmentos são a comercialização dos produtos oriundos do agro-rural e a logística. Mas dois outros segmentos tem ganho importância econômica: marca e tecnologia.

O principal valor agregado pago pelo consumidor final é dos serviços. A logística fica com uma boa parte, mas a principal é a comercialização. Que aumenta ainda mais quando o produto, mesmo com processamento primário, ganha marca. 

Ou seja, o principal valor adicionado à matéria prima rural não está na industrialização, mas na comercialização, com marca. E essa pode decorrer da qualidade da matéria-prima. É o que vem ocorrendo com o café de qualidade. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cisma no clube da luluzinha

Em todas as grandes (e mesmo médias) empresas dominadas pelos executivos homens, as mulheres que alcançam os postos gerenciais tendem a se relacionar entre si, formar grupos entre elas seja para trocar conversas sobre as famílias, como sobre os demais gerentes e sobre o que ocorre ou acham que ocorre na empresa. Formam uma espécie de clube da luluzinha, em contraposição aos diversos clubes dos bolinhas, que se formam em muito maior número. 

Dentro da Petrobras, uma grande empresa com as características acima citadas, com o corpo gerencial e diretivo com predominância de homens, é natural que as poucas gerentes mulheres formassem o "clube da luluzinha". Duas se destacaram e subiram aos altos postos gerenciais: Maria das Graças Foster e Venina Velosa da Fonseca. Esta última preocupada com o rumos de operações "heterodoxas" buscou apoio na colega, contando-lhe das suas preocupações e suspeitas. Ela era a confidente a quem tratou das questões de forma cifradas. Colocou …

Políticas econômicas horizontais e verticais

As políticas públicas verticais focam partes ou setores específicos da economia, tendo como objetivo desenvolvê-los, mediantes estímulos e benefícios fiscais. São caracterizados como políticas industriais. Na realidade são políticas setoriais. A denominação industrial vem da tradução de "industry" que equivale a setor e não à indústria. É a política preferida dos estruturalistas ou agora heterodoxos, porque se tornaram minoria, contra  o domínio dos monetaristas. 

Esses defendem as chamadas políticas horizontais, com mecanismo de aplicação genérica, deixando ao mercado utilizar melhor tais condições.

Um caso típico é a política tributária. Os ortodoxos pregam formas de tributação genérica, aplicável igualmente a todos os setores da economia, com as mesmas alíquotas e regras. Pode haver diferenciação por faixas de valor, mas não por setores.

Já os estruturalistas querem a aplicação de condições diferenciadas para os setores que o Estado deseja promover e desenvolver. Essa difere…

Transformar a produção agrícola em alimentos para o mundo

A agropecuária brasileira é - sem dúvida - uma pujança, ainda pouco reconhecida pela "cultura urbana". Com um grande potencial de desenvolvimento, diante do crescimento da demanda por alimentos pelo mundo, tem feito um grande esforço de marketing para ser reconhecido. Conta com o apoio da Rede Globo que tem feito uma persistente campanha na televisão sobre "Agro é tech, agro é pop, agro é tudo". Contestada nas redes sociais onde os "ambientalistas" dominam.

A idéia ou lema do "Brasil celeiro do mundo", sintetiza a posição da agropecuária, que acaba tendo uma resistência inconsciente por parte da sociedade urbana que não quer ser dominada pelo campo. 

Do ponto de vista macro econômico a contribuição da agropecuária para o PIB é pequena, por que está no início da cadeia produtiva. Somando o restante dessa cadeia a participação é estimada em cerca de 20%. Mas ai, a agropecuária representa apenas 25% do PIB do agronegócio, com a indústria representand…